domingo, 28 de janeiro de 2018

Minha visão sobre o componente curricular: "UNIVERSIDADE,DESENVOLVIMENTO REGIONAL E NACIONAL"

Para começar é bom saber o que realmente é objetificado no componente, assim penso, que o desenvolvimento e seus impactos na sociedade.
Ao realizar minha matricula nesse CC, minha primeira ideia em mente foi: "estudarei sobre o desenvolvimento das potências do mundo e sobre suas regiões. E sim caros leitores, eu estava com um pensamento equivocado, pelo menos em partes.
Estudamos sim grandes regiões do país, grandes Estados que contribuem para o desenvolvimento econômico do Brasil, porém, fui surpreendida: Nunca pensei que poderia a minha cidade, a pequena Ibicaraí, estar como um objeto de estudo em minha carreira acadêmica.
Me surpreendi ao ter acesso aos seus dados econômicos, seus índices de crescimento e desenvolvimento ( sim, há uma diferença em crescer e desenvolver um local) e ao me engajar mais em assuntos da região, se tratando do seu caminho ao crescimento e seu desenvolver.

O objetivo geral do componente foi discutirmos sobre o desenvolvimento e seus impactos em cada região, onde para isso, tivemos inúmeros materiais de trabalho, que dividi com vocês ao longo desse blog, neles, pude complementar minha bagagem de conhecimento e agregar valores que antes eram dispersos por mim.

O trabalho de conclusão final do componente ( que postarei em breve aqui para vocês) me mostrou mais ainda o que ocorre na região florestal, ambiental de minha região. O trabalho foi realizado por equipes, e um tema relevante: Desenvolvimento das regiões do baixo sul, tema esse que me fez repensar alguns aspectos de vida que poucas pessoas "se tocam" que existam.
No próximo post falarei sobre o tema do meu grupo, nossa corrida para a entrega desse exercício e enfim, a sua entrega e apresentação.


Masssss, fiquem com um aperitivo do meu tema abordado na conclusão do componente curricular:


O documentário " O NÓ- ato humano deliberado", que abrange de forma significativa o que estou estudando e preparando juntos com minhas companheiras de grupo.




Uma obra Dilson Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário